Artigos
Deixar tudo para depois! Entrevista ao Diário Popular Pelotas
* Existe alguma denominação para essas pessoas que deixam tudo para depois ou para este comportamento?
O nome dado geralmente é procrastinação e embora não exista classificação como uma doença, ela é um dos sintomas de várias outras patologias, como Déficit de Atenção, transtornos de ansiedade, entre outros.Procrastinar segundo o Aurélio é "deixar para depois, postergar, adiar" e segundo estudos recentes, ¼ da população apresenta este comportamento crônico em alguma área de sua vida.
* É mais freqüente em homens ou mulheres?
Não existe nada que indique uma prevalência maior nos homens ou nas mulheres. Pesquisas apontam para tipos diferentes de procrastinação em faixas etárias específicas. Por exemplo, após os 60 anos as pessoas tendem a postergar o lazer, enquanto que na faixa de 18 a 59 anos adiam atividades, trabalhos e projetos.
* Quais são os principais prejuízos para estas pessoas que vão deixando o tempo passar e não colocam em prática suas vontades?
Além dos prejuízos diretos decorrentes do atraso, sejam econômicos (ex. perder um negócio em função do atraso), de saúde (ex. tratar de um câncer numa fase mais avançada) ou emocionais (ser visto como irresponsável, incompetente etc. por não cumprir com um prazo), ficamos com menos tempo para realizar o que desejamos. Um tempo que não se recupera mais. De uma forma geral, quanto mais adiamos algo, mais resistentes ficamos a iniciar a tarefa em questão, criando um ciclo vicioso. Tanto que pesquisadores comparam a procrastinação à dependência de drogas.
* Na minha matéria vou abordar assuntos como: começar um regime, entrar em uma academia para melhorar o condicionamento físico, parar de fumar, melhorar o rendimento escolar, entrar em um curso para aprimorar o currículo, pedir perdão para alguém e retomar uma amizade. Achas mesmo que situações como essas podem ser amenizadas, aprimoradas ou até mesmo concluídas em dois meses?
Muitas coisas podem ser melhoradas, e muito. Esta idéia de que não adianta mais, só serve para ficarmos no mesmo lugar. Claro que em algumas atividades, os resultados não serão os mesmos em decorrência de ser feitas em um menor tempo. Também a qualidade geralmente é diminuída e as condições em geral se tornam piores em função da pressão e angústia gerados.A realização de pequenas coisas, ainda que desta forma, gera um sentimento de reconhecimento de nossa capacidade e gratificação, proporcionando um reforço na nossa conduta de vencermos a falta de motivação.O maior benefício é o de nos sentirmos capazes. É importante termos consciência dos prejuízos que a nossa vida sofre, toda vez que deixamos de fazer hoje, algo que pode tornar nossa vida melhor amanhã, e que, não fazer nada, é uma decisão, tanto quanto tomar atitudes na direção de mudanças.Sempre vale a pena recomeçar porque é a única possibilidade real de transformar a nossa vida para melhor.
* Quais seriam os benefícios para pessoas que colocassem em prática seus desejos sem deixar para 2010?
Muitos, realmente muitos, mas talvez o principal seja a possibilidade real de realização. Porque deixar para 2010 algo que pode ser iniciado agora já é procrastinação, enquanto que os que conseguem iniciar hoje, já terão no próximo ano este reforço de ter iniciado e estarão mais aptos a dar continuidade.
*É melhor fazer agora e não deixar para depois? Sempre. Estes pensamentos de que “se eu tivesse...”, se eu fosse...”, etc. nos enfraquecem ( porque acreditamos que nos falta algo) e nos fazem acreditar que não temos condições para mudar, pois isto não depende de nós ( foram as circunstâncias ). Acreditamos que somos vítimas de situações. Quando na verdade se estamos neste “lugar” desagradável foi porque construímos isto com nosso comportamento, ou seja, nossa vida atual é o resultado do que fizemos até então e nós somos os únicos que podemos transformar a nossa vida. Tentar nos “economizar”, “poupar” é a garantia de permanecermos “acomodados” ( isto é muito sofrido) no mesmo lugar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário