MENTIRA Entrevista ao Diário popular

1) Existe mentira saudável? Se sim o que seria?

Não sei se saudável seria o termo mais apropriado, mas acredito que existam mentiras generosas, sem maldade, em que a intenção é proteger o outro, evitar a dor e o sofrimento sem o propósito de magoar. Outras vezes a mentira também tem a função de estimular, encorajar. Em ambos os casos acho que é uma forma saudável de se relacionar.


2) Quando que uma brincadeira com o outro, mesmo que a intenção seja dasmelhores, pode virar de mau gosto?

Entendo como sendo de mau gosto tudo que desvaloriza o ser humano. Qualquer brincadeira que faça o outro se sentir pior, pra baixo, não é legal. Isto pode, com a continuidade, tirar os sonhos de uma pessoa e com isto, tudo que ela poderia vir a ser, ou seja, pode até destruir uma pessoa.


3) Quem mente mais nessa idade os guris ou as gurias (na tua opinião)? Por que?

Não há regras quanto ao sexo, mas parece que os meninos mentem mais , nos assuntos relacionados a ficar com outras meninas, mentem para as namoradas e para não perder a namorada, mas mentem muito menos para os outros guris.As meninas parecem mentir mais para outras meninas, principalmente em relação as suas características pessoais,super valorizando suas qualidades ou sua condição social.


4) Tem criança que desde pequena tem mania de mentir e inventar histórias. A mentira vem desde aí?

O significado é diferente para a criança. Na mentira adulta, uma pessoa tem consciência (sabe que) sua descrição não é coerente com a realidade. Na criança, dependendo da idade, realidade e fantasia estão juntas. A criança não tem a clareza do adulto e os pais diante da mentira, muitas vezes penalizam a criança com castigo, sem pensar no que a levou a mentir.Muitas vezes a criança conta algo que não ocorreu de fato, mas que ela desejaria que tivesse ocorrido.As crianças aprendem a mentir, por exemplo quando os pais dizem que não estão em casa para não receber alguém, ou seja, com os próprios pais, mas geralmente as crianças mentem pelo medo de perder o amor dos pais. Sempre que sentir que os pais desaprovam algo que ela fez, com certeza vai mentir.


5) Muitos adolescentes citaram que mentem para os pais e namorada (o) quando vão sair à noite. A desculpa é quase sempre a mesma: "vou dormir na casa do fulano". Eles disseram que mentem porque do contrário serão proibidos. Uma menina falou que é obrigada a mentir pro pai algumas vezes porque ele não deixa ela ir a lugares - à noite- onde tenham guris. Qual a tua opinião sobre isso? Nesse caso a culpa da mentira é deles ou dos pais?

As pessoas dizem a verdade quando elas sentem que não são julgadas, criticadas ou punidas. Esta situação apresentada é resultado da falta de confiança nos pais e do medo. Quando os pais punem o filho quando ele relata que estava jogando quando deveria estudar, eles estão punindo comportamento do filho ter feito o que não devia, mas, principalmente estão punindo o comportamento de dizer a verdade.


6) As brincadeiras mais citadas que aplicam à alguém no dia dos bobos são dizer que alguém ligou quando não ligou, dizer ao amigo que uma guria tal está interessado nele, daí quando o menino chega pra falar com a guria vê que é mentira, dizer que a calça do outro está furada, esconder o material escolar do outro, dizer que estava doente e por isso não fez o tema,.. e por aí vai, queria que tu destes um breve parecer se isso é realmente saudável.

Penso que em algumas situações a mentira pode ser até muito útil. Por exemplo se este menino que foi informado que a menina estava afim dele, se sentia inseguro para chegar, com a mentira pode se encorajar. Acredito que uma verdade pode ser dita com tamanha crueldade que pode ser muito mais nociva do que muitas mentiras. O essencial é o respeito pelo outro e respeito não exclui brincar. Então é possível brincar e se divertir sem ferir ninguém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário