INSÔNIA Entrevista ao Diário Popular

1. O jovem passou a acumular variadas funções ao uso do quarto, que antigamente servia para repouso. Hoje o uso das novas tecnologias influencia diretamente na vida dos adolescentes, que diminuem suas horas de sono ou até mesmo mudam o seu horário diário, é a famosa frase "trocando o dia pela noite". Tu poderias me dar uma visão clínica sobre essa mudança?

O acréscimo de funções relacionadas ao uso do quarto por si só não justifica, ou ao menos não sozinho, os sintomas de transtorno do sono, mas pode, junto com outros fatores, favorecer este tipo de transtorno.Os transtornos do sono primários (aqueles que não são causados por uma condição médica geral, uma substância ou um transtorno mental), em geral estão associados mudanças no processo de geração do sono e a condicionamentos.Insônia é a falta de sono adequado em quantidade ou em qualidade. A pessoa apresenta dificuldades para iniciar e/ou manter o sono e/ou tem despertares noturnos freqüentes.Não é a quantidade de atividades e tarefas que o adolescente tem durante o dia que o impede de dormir, ou de dormir mal. Geralmente é a dificuldade de se organizar e estabelecer limites. O que é próprio desta fase do desenvolvimento


2. Qual a importância de um sono regrado e quantas horas devemos dormir por dia?

A quantidade de horas necessárias de sono é variável de uma pessoa para outra e tendem a diminuir com o avanço da idade. Dormimos muitas horas quando criança e vamos reduzindo esta quantidade com o decorrer do tempo. Em geral um adolescente necessita de mais horas de sono do que um adulto e mais ainda do que uma pessoa idosa. Tem-se como parâmetro para um adulto de seis a oito horas de sono por dia, mas tão importante como a quantidade é a qualidade do sono.


3. As novas tecnologias (internet, msn, orkut, e-mail) podem ser apontadas como fator exclusivo para esta mudança contemporânea?

Ficar até tarde na internet, não é um problema se a pessoa pode dormir o suficiente e exercer plenamente todas as suas atividades do dia seguinte, mas o que acontece muitas vezes, é que o adolescente falta à aula, chega atrasado, perde compromissos, enfim, fica prejudicado o seu desempenho geral, diminuindo muito sua capacidade durante o dia. Um adolescente que rotineiramente ultrapassa seu horário de dormir para ficar na internet, possivelmente centralizou muito de sua vida nesta forma de relação.


4. Quais são os tipos de distúrbios que os jovens podem desenvolver?

A insônia quase sempre é um sintoma e não uma doença. Pode estar relacionada a quadros de ansiedade, stress, depressão, transtorno bipolar entre outros. A insônia continuada pode causar diminuição na concentração, cansaço, irritabilidade, diminuição da produção de hormônio do crescimento, diminuição da memória, diminuição da produção de insulina, maior produção de cortisol e adrenalina (aumento do stress), uma piora na sua qualidade de vida e até desencadear transtornos psicológicos. 5. Qual é a dica para solucionar esse problema? Primeiro, diagnosticar os problemas psicológicos que possam estar ocasionando a insônia. O que pode ser obtido com uma história detalhada, de forma a tentar identificar a causa base.
Identificar comportamentos que podem estar interferindo na insônia. Organizar a própria vida é fundamental no tratamento da insônia. Ter horário para dormir e para acordar, não dormir durante o dia, ter uma alimentação saudável, praticar alguma atividade física regular, procurar atividades tranqüilas antes de dormir, são pressupostos básicos para evitar a insônia.


6. Esse mundo paralelo e virtual transportado para o quarto pode tornar as pessoas mais individualistas, fechadas e solitárias?

O individualismo não é causado pela tecnologia, mas pela forma como nos utilizamos dela. O que muitas vezes o “individualismo” esconde é um enorme medo de rejeição. Um relacionamento virtual não substitui o relacionamento corpo a corpo, mas alivia. Dá a “falsa” sensação de não estar sozinho e isto muitas vezes faz com que o adolescente não busque outras formas. Para alguns adolescentes a relação virtual pode facilitar (como um ensaio ao relacionamento) ou pode ser um modo de se esconder, e se excluir do mundo real não enfrentando suas dificuldades num outro tipo de relacionamento pessoal. Sem dúvida é um relacionamento solitário, considerando que não há o contato físico, mas isto sendo apenas mais uma forma de relação, sem ser exclusiva, pode ser saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário