PSICOTERAPIA

Psicoterapia por definição é “tratamento das doenças mentais através da aplicação de técnicas psicológicas aplicadas por um psicólogo, ou por um psiquiatra com especialização em psicoterapia.
Muitas vezes me perguntam se psicoterapia é para “loucos”. Quero dizer que pessoas saudáveis são as que mais buscam a psicoterapia, isto porque possuem consciência de suas dificuldades. Os chamados “loucos” ( pessoas com graves doenças psicológicas), estão tão comprometidas que não conseguem reconhecer seus problemas. Sofrem mas não têm “consciência”. A psicoterapia é para pessoas normais que, por alguma razão, estão sofrendo ou mesmo não conseguindo utilizar adequadamente seu potencial. 
A busca da psicoterapia pode ser num período de dificuldade que a pessoa esteja passando em relação ao seu casamento, trabalho, família, amizade e etc. Para alterar ou resolver os aspectos de si mesmo que lhe causem sofrimento e/ou incapacidade. Pode ser também para um aconselhamento, orientação vocacional ou profissional. 
Na psicoterapia a pessoa não é julgada, não existem assuntos feios. Ela pode ajudar , em qualquer comportamento, sentimento, emoção ou pensamento que atrapalhe de alguma forma a nossa vida e em qualquer área, seja ela conjugal, social, familiar, profissional, etc. 
Através da ampliação da consciência e, consequentemente, sobre suas reais necessidades e motivações, a psicoterapia elimina ou diminui o sofrimento que impede ou dificulta o nosso desenvolvimento. Isto não significa que não teremos mais problemas, mas, sim, que a aprendemos a lidar de um outro jeito, obtendo uma melhor qualidade de vida.
Fazer terapia é um investimento pessoal! Existem diferentes abordagens teóricas ( formas de tratamento ). O profissional escolhe as técnicas mais adequadas ao tipo de necessidade da pessoa. O tempo do tratamento psicoterapêutico é muito individualizado e depende de muitos fatores como: tipo de dificuldade, ambições pessoais, etc. A freqüência é no mínimo semanal, e cada consulta tem a duração de 45 a 50 minutos.

Um comentário:

  1. Oi Paulo!

    Gostei muito do que escreveste. Neste artigo em especial acredito ser útil às pessoas os esclarecimentos para desmistificarem a psicoterapia.Compartilhar conhecimentos não somente com pessoas da área entendo ser uma de nossas funções enquanto profissionais!
    Acredito que outros ângulos da psicoterapia também possas colocar de acesso a população interessada. Bom trabalho! Vai em frente! Lúcia Grigoletti

    ResponderExcluir